bandeira do Brasil bandeira do Brasil

Prédios de BH, SP e Brasília recebem projeções com mensagens de justiça por Mariana: ‘A luta continua’

Data: 29/10/2024 - Autor: Revida Mariana

Na noite desta segunda-feira (28), projeções simultâneas iluminaram prédios em Belo Horizonte, São Paulo e Brasília, destacando a luta por justiça das vítimas do rompimento da barragem de Fundão, ocorrido em Mariana (MG) em 5 de novembro de 2015. A ação, que começou às 18h e se encerrou às 21h, exibiu frases em pontos estratégicos como o Minhocão (SP), o cruzamento da Av. do Contorno com a Av. Bahia (BH) e a Biblioteca Nacional (DF). Nove anos após o maior crime socioambiental do Brasil, as mineradoras Samarco, Vale e BHP Billiton seguem impunes.

Prédio da Biblioteca Nacional de Brasília recebe projeção com mensagem de justiça por Mariana
Prédio da Biblioteca Nacional de Brasília recebe projeção com mensagem de justiça por Mariana

As projeções exibiram frases como “A luta por Justiça em Mariana-MG continua”, “Reparação justa para as vítimas na Bacia do Rio Doce”, “Começou o julgamento das mineradoras na Inglaterra” e “Justiça pelo Brasil. Justiça por Mariana-MG”. A ação nas três capitais brasileiras aconteceu uma semana após o início do julgamento da BHP Billiton em Londres.

Letícia Oliveira, integrante da coordenação nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), enfatizou a importância da continuidade dessa luta nos tribunais ingleses. “Para o MAB, é muito importante seguir a luta por justiça para o crime em Mariana e em toda a Bacia do Rio Doce. São 9 anos de crime em que nenhuma das empresas foi punida pelo rompimento da barragem. As criminosas (mineradoras) seguem impunes, e milhares de atingidos sem nenhuma reparação, sem conseguir retomar suas vidas. Então, para o MAB, essa luta por justiça é muito importante”, destaca Letícia.

Ela reforça que a ação na Inglaterra é essencial para garantir a responsabilização das empresas envolvidas no colapso da barragem de Mariana. “A ação na Inglaterra busca os direitos dos atingidos, mas também é uma oportunidade de esclarecer a participação das empresas neste processo de gerenciamento da Barragem de Fundão, e o quanto sabiam do risco de rompimento e não agiram para evitá-lo”, afirma. “Nossa luta é para que esses crimes não fiquem impunes e para que novos desastres sejam evitados. A sociedade precisa estar ciente e cobrar uma discussão pública sobre a responsabilidade das empresas”, concluiu Letícia.

Atos no dia 5 de novembro

Em memória da tragédia, o MAB realizará no próximo 5 de novembro (terça-feira) um grande ato em Mariana. Pela manhã, a partir das 9h, haverá uma mobilização em Bento Rodrigues de origem, para denunciar a devastação causada pela Samarco, Vale e BHP Billiton. À tarde, a partir das 15h, uma marcha percorrerá Mariana em defesa de reparação integral e justiça para as vítimas. Mais informações sobre os atos serão divulgadas nas redes sociais do MAB nos próximos dias: @atingidosporbarragens e Facebook do MAB.

Prédio da Biblioteca Nacional de Belo Horizonte recebe projeção com mensagem de justiça por Mariana
Prédio da Biblioteca Nacional de Belo Horizonte recebe projeção com mensagem de justiça por Mariana
Cadastre-se e receba novidades sobre o movimento

    *Ao se cadastrar, você concorda com o envio regular de conteúdo do Revida Mariana

    Contact: imprensamab@atingidos.org
    Follow us:
    Associação Nacional dos Atingidos por Barragens - ANAB
    CNPJ: 73.316.457/0001-83
    X